Campanha promove a primeira infância

Publicado em 02/08/2021 - 16:09 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira, campanha promovendo agosto como o mês da primeira infância. Promovida pelo Ministério da Cidadania, a campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, as atividades ajudarão a pasta no planejamento e execução das políticas inovadoras e eficazes.

A estrutura neurológica e as conexões cerebrais são formadas ou se desenvolvem principalmente na primeira infância. Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, da Universidade de São Paulo, as experiências vividas nesse período podem marcar o indivíduo para sempre em termos de comportamento e saúde e também no desempenho escolar e profissional.

O assessor da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, destacou a importância da atenção integral à criança nessa etapa da vida.  

Vital Didonet reforça a necessidade de se aumentar o investimento social, integrando, por exemplo, políticas de educação, saúde e habitação voltada às famílias com crianças de até 6 anos.

Segundo o especialista, uma criança de até 6 anos que vive em situação de vulnerabilidade, pobreza, violência ou estresse acaba perdendo parte da capacidade de se desenvolver com saúde física e emocional adequada.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ipea: desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho

A pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas.

Baixar arquivo
Política

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado no Planalto

Durante a solenidade, o governo destacou as ações feitas nos últimos anos para beneficiar as pessoas com deficiência, como a criação do Comitê de Doenças Raras e o Auxílio Inclusão.

Baixar arquivo
Economia

Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

Baixar arquivo
Saúde

Jogo de computador pode estimular atenção em crianças com autismo

Uma espécie de videogame que está sendo testado em crianças com autismo, e que tem mostrado resultados promissores.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Edição deste ano da Paralimpíada Escolar está confirmada para acontecer entre  22 e27 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Estudo revela impacto da pandemia em favelas do Rio de Janeiro

54% dos moradores da Cidade de Deus, na zona oeste, e dos complexos do Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, perderam seus empregos com a pandemia de covid-19

Baixar arquivo