O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira, campanha promovendo agosto como o mês da primeira infância. Promovida pelo Ministério da Cidadania, a campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.
Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, as atividades ajudarão a pasta no planejamento e execução das políticas inovadoras e eficazes.
A estrutura neurológica e as conexões cerebrais são formadas ou se desenvolvem principalmente na primeira infância. Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, da Universidade de São Paulo, as experiências vividas nesse período podem marcar o indivíduo para sempre em termos de comportamento e saúde e também no desempenho escolar e profissional.
O assessor da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, destacou a importância da atenção integral à criança nessa etapa da vida.
Vital Didonet reforça a necessidade de se aumentar o investimento social, integrando, por exemplo, políticas de educação, saúde e habitação voltada às famílias com crianças de até 6 anos.
Segundo o especialista, uma criança de até 6 anos que vive em situação de vulnerabilidade, pobreza, violência ou estresse acaba perdendo parte da capacidade de se desenvolver com saúde física e emocional adequada.
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, presidente do STF Roberto Barroso, presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Mota durante sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ASCOM/FUNAI Ministério dos Povos Indígenas informou nesta quarta-feira (16) que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai dar prosseguimento à regularização da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, no Paraná. Foto: ASCOM/FUNAI](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 26/01/2025 - Forte chuva causa alagamento na entrada do estádio do MorumBIS. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília, 02/02/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (d), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (e)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)