STF pode dar direito às mulheres em ações sobre Planejamento Familiar

Publicado em 02/08/2021 - 15:40 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O planejamento familiar deve entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal neste semestre. É que estão em análise na corte duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade sobre a Lei do Planejamento Familiar, que é de 1996. Uma ajuizada pelo PSB, Partido Socialista Brasileiro, em 2018; e outra pela Anadep, a Associação Nacional de Defensores Públicos.

O PSB destaca um artigo da Lei que determina que para fazer uma esterilização voluntária, a mulher tenha pelo menos 25 anos de idade ou dois filhos vivos, e a autorização do casal. No entendimento do partido, isso viola a liberdade de escolha da mulher sobre os direitos sexuais e reprodutivos; e influencia na ocorrência de gestações indesejadas.

Esse é o tema da segunda ação apresentada. A Associação Nacional de Defensores Públicos questiona a necessidade de concordância dos dois cônjuges; o que, segundo a Associação, contraria o direito individual da mulher de decidir sobre seu próprio corpo, e a separação da relação sexual com a reprodução. Como explica a vice-presidente da Anadep, Rita Lima. Para ela, esse consentimento do cônjuge para o procedimento de esterilização voluntária é inconstitucional.

Séfora Soares, que hoje tem 35 anos, conta que ela e o companheiro tinham concordado com a esterilização. Mas, em plena sala de parto, ela foi avisada pelo médico de que não o procedimento não iria acontecer. Séfora lamenta que hoje, com três filhos e separada do segundo marido, ela ainda possa engravidar.

Como as duas ações, a do PSB e a da Anadep, tratam do mesmo tema, elas serão analisadas em conjunto no Supremo. O relator de ambas ações é o ministro Nunes Marques, e o julgamento está previsto para novembro.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ipea: desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho

A pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas.

Baixar arquivo
Política

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado no Planalto

Durante a solenidade, o governo destacou as ações feitas nos últimos anos para beneficiar as pessoas com deficiência, como a criação do Comitê de Doenças Raras e o Auxílio Inclusão.

Baixar arquivo
Economia

Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

Baixar arquivo
Saúde

Jogo de computador pode estimular atenção em crianças com autismo

Uma espécie de videogame que está sendo testado em crianças com autismo, e que tem mostrado resultados promissores.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Edição deste ano da Paralimpíada Escolar está confirmada para acontecer entre  22 e27 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Estudo revela impacto da pandemia em favelas do Rio de Janeiro

54% dos moradores da Cidade de Deus, na zona oeste, e dos complexos do Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, perderam seus empregos com a pandemia de covid-19

Baixar arquivo