PF desarticula quadrilha de tráfico de pessoas no interior de SP

Publicado em 16/09/2021 - 14:29 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Federal investiga uma quadrilha de tráfico de pessoas e que também mantinha trabalhadores em condições semelhantes à escravidão.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Igarapava, no interior de São Paulo, e em Sacramento, Minas Gerais.

Os computadores, documentos e mídias apreendidos nessa operação vão dar continuidade a uma investigação que começou em março deste ano, quando 24 pessoas, todas vindas do Maranhão, foram libertadas de condições análogas a de escravo, na cidade mineira de Delta, divisa com São Paulo.

As vítimas foram enganadas pelos chamados gatos, aliciadores que prometeram trabalho, moradia e salário para os trabalhadores deixarem suas casas no Maranhão para tentar a vida a quase 2 mil e 500 quilômetros de distância.

Outras pessoas ainda não identificadas no esquema de aliciamento também estão sendo investigadas.

Além das condições degradantes do alojamento onde os trabalhadores dormiam, as jornadas eram exaustivas, no local de trabalho não havia banheiro, a água era racionada, alguns faziam apenas uma refeição por dia por falta de dinheiro e havia restrição de locomoção em razão de dívidas contraídas com os suspeitos.

Se os crimes forem comprovados, os envolvidos poderão responder por tráfico de pessoas e redução a condição análoga a de escravo. As penas podem chegar a 16 anos de reclusão.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo