Plataforma recebe denúncias de violações de direitos humanos em libras

Publicado em 08/09/2021 - 09:06 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

O disque 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos existe há mais de 15 anos, sob a coordenação do governo federal. Como importante ferramenta de denúncia de violação dos direitos humanos, o telefone limita a acessibilidade de pessoas surdas, por exemplo. Por isso, o canal foi estendido para o portal da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e possui atendimento em Língua Brasileira de Sinais. Desde 2020, quando isso foi possível, mais de 1.700 pessoas surdas já utilizaram a plataforma, pelo site ou aplicativo.

A intérprete de Libras, Dania Vasconcellos, deu voz à explicação da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar (que é surda). Segundo ela, essa modalidade de atendimento permite a inclusão e a autonomia das pessoas surdas.

A denúncia é feita por videochamada e, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é um serviço único no mundo, porque possui intérpretes humanos, que fazem o registro das denúncias. Essas pessoas recebem treinamento por meio de oficinas e são capacitadas para saber lidar com situações de violação dos direitos humanos.

Até agosto deste ano, a plataforma recebeu mais de 27 mil denúncias de violação de direitos humanos contra pessoas com deficiência. Entre os relatos, estão situações de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade dessas pessoas. Também são registrados maus tratos, chantagem, manipulação e invasão de privacidade. No ano passado, foram cerca de 1.000 denúncias a menos.

*Com produção de Joana D'arc

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo