Plataforma recebe denúncias de violações de direitos humanos em libras

Publicado em 08/09/2021 - 09:06 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

O disque 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos existe há mais de 15 anos, sob a coordenação do governo federal. Como importante ferramenta de denúncia de violação dos direitos humanos, o telefone limita a acessibilidade de pessoas surdas, por exemplo. Por isso, o canal foi estendido para o portal da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e possui atendimento em Língua Brasileira de Sinais. Desde 2020, quando isso foi possível, mais de 1.700 pessoas surdas já utilizaram a plataforma, pelo site ou aplicativo.

A intérprete de Libras, Dania Vasconcellos, deu voz à explicação da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar (que é surda). Segundo ela, essa modalidade de atendimento permite a inclusão e a autonomia das pessoas surdas.

A denúncia é feita por videochamada e, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é um serviço único no mundo, porque possui intérpretes humanos, que fazem o registro das denúncias. Essas pessoas recebem treinamento por meio de oficinas e são capacitadas para saber lidar com situações de violação dos direitos humanos.

Até agosto deste ano, a plataforma recebeu mais de 27 mil denúncias de violação de direitos humanos contra pessoas com deficiência. Entre os relatos, estão situações de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade dessas pessoas. Também são registrados maus tratos, chantagem, manipulação e invasão de privacidade. No ano passado, foram cerca de 1.000 denúncias a menos.

*Com produção de Joana D'arc

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Pessoas aptas para adoção são 8 vezes mais do que crianças disponíveis

Mas, série de exigências desses país mantém 4.104 crianças e adolescentes no país sem uma nova família

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

O paciente tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha

Baixar arquivo
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo