Grupo interministerial se reúne para enfrentamento ao escalpelamento

Publicado em 03/02/2022 - 22:02 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Representantes do Poder Executivo, do Ministério Público do Trabalho, da sociedade civil e parlamentares participaram nesta quinta-feira da primeira reunião do grupo interministerial instituído em agosto do ano passado para propor o Programa de Enfrentamento ao Escalpelamento. 

Para quem não sabe, o escalpelamento é um  acidente que se caracteriza pelo arrancamento brusco do couro cabeludo, que costuma acontecer em embarcações de pequeno porte. O motivo, quase sempre, é a falta de atenção: cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor das embarcações.

Em coletiva de imprensa após o encontro, a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, explicou que o grupo interministerial vai construir um plano de trabalho unindo experiências já desenvolvidas pela Marinha do Brasil, com outras ações de prevenção ao escalpelamento.

Desde o ano passado a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres conta com um projeto de prevenção desse tipo de acidente, que acontece principalmente na região Norte do país.

Um acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro, que tem o apoio da Marinha, da Capitania dos Portos e da Universidade Federal do Pará, vai permitir a construção de um protótipo de protetor do eixo do motor das embarcações, que provoca o escalpelamento.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região do Marajó, no estado do Pará, para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo