Prefeitura do Rio cria comitê de políticas para refugiados

Publicado em 15/02/2022 - 14:55 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O assassinato do congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos, no início deste ano, no Rio de Janeiro, acendeu o alerta da Prefeitura do Rio para agilizar melhorias na recepção e na assistência aos refugiados e imigrantes que desembarcam na cidade.

Por isso, foi criado o Compar-Rio, o Comitê de Políticas Públicas para Refugiados, Imigrantes e Apátridas do Município do Rio de Janeiro, que ficará sob a gerência executiva da Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania.

Segundo o coordenador de Direitos Humanos da pasta, Matheus Tavares, o comitê vem sendo discutido desde meados do ano passado, com a participação da Acnur, a Agência da ONU para Refugiados; a Organização Internacional para as Migrações; a Cáritas; e organizações sociais que prestam assistência a refugiados e imigrantes. E a intenção é que as ações a serem definidas entrem em prática o mais breve possível.

Diretor da Ong Pacto pelo Direito de Migrar, Mário Undiga se mostrou muito otimista com a criação desse comitê. Para ele, a iniciativa é uma forma de acolhimento e respeito com os cidadãos que saem de seu país em busca de dignidade. Undiga ressalta que a prioridade nesse momento é emprego.

Mário Undiga é da Guiné-Bissau e é cientista social formado pela UFRJ. Mas, ele lembra que a maioria dos refugiados e imigrantes não tem a oportunidade de estudar e nem de trabalhar. Embora muitos tenham profissão.

O congolês Moïse Kabagambe foi morto a pauladas há pouco mais de um mês, ao lado do quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde prestava serviços como diarista. Ele foi agredido a pauladas e não resistiu. Três homens acusados pela morte de Moïse estão presos.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo