TJ-SP extingue multa de ex-preso sem dinheiro para quitar a dívida

Publicado em 16/02/2022 - 15:21 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Em janeiro desse ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo extinguiu uma multa de um ex-preso que já tinha cumprido pena em regime fechado por ele não ter condições de quitar a dívida com a justiça. A decisão sinaliza uma mudança de entendimento dos tribunais que beneficia ex-detentos pobres na reinserção à sociedade. 

Após mudanças na legislação civil e penal com o pacote anti-crime foi determinado que o pagamento de multas fosse requisito para a extinção da pena. A lei se aplica também a presos de baixa renda, que passaram a ter em suas sentenças a determinação do pagamento de multas para poderem ficar quites com a justiça, mesmo não tendo recursos para isso.

De acordo com o defensor público do estado de São Paulo, Glauco Mazzeto, isso gera uma dificuldade para que o egresso do sistema prisional possa se reinserir à sociedade.

Nesse sentido, a defensoria pública de São Paulo entrou com ação no STJ para modificar o entendimento e conseguiu uma sentença favorável para aqueles que não têm condições de arcar com a multa.  

Para Glauco, o entendimento da Defensoria pública é que a pessoa ao recorrer para defensores públicos já demonstra sua precariedade financeira e dificuldade de pagar a multa e que caberia ao ministério público provar o contrário.

De acordo com dados do Tribunal de Justiça de São Paulo de 40 mil ex-presos condenados ao pagamento de multa, apenas 1% conseguiu fazer o acerto entre setembro de 2020 e 2021. Além disso, dados da Defensoria Pública mostram que 53% das intimações eram de multas criminais de menos de 500 reais, mas que permanecem em aberto pela falta de recursos dos ex-presos.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo