Acampamento Terra Livre reuniu mais de sete mil indígenas em Brasília

Publicado em 14/04/2022 - 22:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de dez dias reunidos em Brasília, os indígenas que participaram do Acampamento Terra Livre já começaram a desmontar acampamento para retornar às suas terras. Na manhã desta quinta-feira, foi realizada a cerimônia de encerramento do evento - que, segundo os organizadores, reuniu mais de sete mil indígenas de 150 etnias na capital do país.

Durante o encontro os representantes dos povos originários debateram e compartilharam impressões sobre assuntos da política nacional que refletem na realidade de suas aldeias. Neste ano, os indígenas manifestaram preocupação com o avanço do garimpo ilegal, principalmente na região amazônica - que vem deixando um rastro de destruição florestal, além da poluição dos rios com detritos e metais pesados.

Outro tema que foi bastante discutido no Acampamento Terra Livre deste ano é a tese do Marco Temporal da Terra Indígena, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal. Essa tese estabelece que os índios só têm direito às terras que já ocupavam antes de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. Os povos reunidos em Brasília fizeram manifestações e protestos para que o Supremo derrube o Marco Temporal.

Durante a cerimônia de encerramento do Acampamento Terra Livre, a integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, ressaltou que os territórios indígenas precisam ser protegidos, porque são a última fronteira contra a devastação ambiental causada pelo avanço do agronegócio.

Outro tema bastante presente nas discussões deste ano é a representatividade dos povos indígenas na política nacional. Os participantes do Acampamento debateram estratégias para eleger nativos dos povos originários em cargos eletivos nas esferas municipais, estaduais e federal. Dessa forma, os indígenas esperam poder participar mais das decisões políticas que afetam a realidade de suas populações.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo