97% de indígenas da área urbana de Manaus vivem com menos de R$600/mês

Publicado em 19/05/2022 - 15:41 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 97% dos indígenas que vivem na área urbana de Manaus (AM) não recebem mais de R$ 600, por mês. Isso faz com que eles vivam em situação de pobreza e baixo acesso a políticas públicas, sobretudo de saúde.

É o que aponta o projeto MANAÓS, da Fiocruz Amazônia, que quis entender como vivem os indígenas chamados “não aldeiados”, na cidade de Manaus.

Na região do Parque das Tribos, bairro de Tarumã, vivem 2.800 pessoas de 35 etnias. Rodrigo Tobias, pesquisador em Saúde Pública, da Fiocruz Amazônia, argumenta que a situação nos grandes centros impõe muitos desafios.

Essa distância identificada na pesquisa fez com que fossem destinados agentes de atenção básica para a região e, até o fim do ano, uma unidade básica de saúde deve ser construída no Parque das Tribos, em Manaus.

O levantamento ainda mostrou que 68% das famílias indígenas que vivem na área urbana são lideradas por mulheres. Os que vivem lá, migraram há cerca de nove anos em busca de melhores condições de vida e mais acesso às políticas públicas.

O projeto Manaós também teve ações de intervenção, com palestras e materiais informativos. Segundo Rodrigo Tobias, todo o levantamento feito com os indígenas não aldeiados foi documentado e entregue a eles, que estão aptos a reivindicarem os direitos.

Das 2800 pessoas que vivem no Parque das Tribos, em Manaus, a maioria veio de etnias do Alto Solimões: os Kokama e Sateré–Mawé. Depois, os que chegaram do Alto Rio Negro, como os Baré, Tukanos e Baniwas.

A Fiocruz Amazônia levantou informações que podem ajudar “na reflexão dos avanços, fragilidades e desafios” da Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, que tende a funcionar mais, segundo o pesquisador, para os que vivem nas aldeias.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo