Após 29 anos, garimpeiro que assassinou Ianomâmis é preso em Roraima

Publicado em 06/05/2022 - 17:02 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após 29 anos, um garimpeiro condenado pelo genocídio de indígenas Ianomâmis foi preso pela Polícia Federal em Roraima. Em nota, a PF informou que soube que o homem chegaria a Boa Vista pela rodoviária e solicitou apoio da Polícia Militar, que o prendeu num supermercado, nessa quinta-feira (05).

Segundo a PF, o condenado, que estava foragido, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da justiça.

Em 1993, doze Ianomâmis foram mortos por garimpeiros que atuavam ilegalmente na região próxima à fronteira com a Venezuela. Entre os mortos estavam mulheres e crianças. O caso ficou conhecido como Massacre de Haximu.

No mesmo ano, o Ministério Público Federal denunciou vinte e quatro garimpeiros. No entanto, apenas cinco deles estavam plenamente identificados, entre eles Eliézio Monteiro Neri.

O crime foi a julgamento três anos depois, e a Justiça entendeu que o caso se tratava de tentativa de extermínio da etnia. Em 2006, após disputas judiciais, o Supremo Tribunal Federal confirmou, por unanimidade, a condenação, pela Justiça Federal de Boa Vista, de quatro garimpeiros denunciados por crime de genocídio.

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo