Colégio da Aeronáutica no RJ é alvo de denúncias de assédio sexual

Publicado em 11/05/2022 - 16:35 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Comissão de Direitos Humanos da OAB Rio de Janeiro deve encaminhar até o final deste mês ao Ministério Público Federal, o relatório com denúncias de assédio sexual, feitas por ex-alunas, contra professores do Colégio Brigadeiro Newton Braga, subordinado ao Comando da Aeronáutica, localizado no bairro carioca da Ilha do Governador.

O documento está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho da Criança, Adolescente e Juventude, da comissão, com base em relatos das ex-alunas, que eram menores de idade quando sofreram os abusos. Segundo a coordenação do Grupo, o número de denúncias aumentou a partir da divulgação do caso na imprensa, o que é positivo e importante para que outras crianças e adolescentes não passem por situações semelhantes.

Todas as vítimas dizem que não levaram a situação à direção da escola, porque não havia abertura para este tipo de conversa. Mas, em 2020, uma campanha no Twitter, criada por alunos e ex-alunos da escola denunciou as práticas abusivas de professores. Foi então, que o colégio instaurou um procedimento administrativo e um inquérito policial militar para apurar as denúncias.

Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que a investigação foi concluída em agosto de 2020 e encaminhada ao Ministério Público Federal, mas não divulgou o conteúdo. Disse, também, que os professores envolvidos foram afastados de suas funções por 120 dias, que é o prazo máximo previsto em lei.

A FAB reiterou que atua para coibir irregularidades e que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão Institucional.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo