Frio: BH tem telefone para urgências com pessoas em situação de rua

153 deverá ser acionado quando houver risco como hipotermia

Publicado em 18/05/2022 - 11:40 Por Desirée Miranda - repórter da Rádio Inconfidência, para a Rádio Nacional - Belo Horizonte

Com a chegada do frio intenso, a prefeitura de Belo Horizonte deu início ao plano de contingência para proteger a população em situação de rua.

Segundo informações do executivo municipal, as equipes do serviço especializado de abordagem social que atuam nas nove regionais do município vão intensificar a sensibilização e orientações quanto à proteção dos usuários em dias de temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno.

As equipes da abordagem social vão reforçar a atuação no encaminhamento para unidades de acolhimento e entrega de cobertores. O diretor de Proteção Especial da prefeitura, Régis Espíndola, diz como esse trabalho vai ser feito.

“Na prática, a partir do acionamento do 153, que só deve ter utilizado nas situações onde nós tenhamos de fato uma eminência de agravo à população em situação de rua provocado pelo frio, as equipes da guarda municipal e também da Defesa Civil vão até os locais para fazer as primeiras intervenções”.

As solicitações de emergência no período noturno em função do frio podem ser feitas pelo telefone 153. Casos não sejam urgentes, podem ser solicitados pelo site serviços.pbh.gov.br , no link “Assistência social, segurança alimentar e cidadania”.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo