Mulheres surdas vítimas de violência terão atendimento em Libras no RJ

Publicado em 13/05/2022 - 18:24 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A partir de agora, todas as mulheres surdas, vítimas de violência, poderão contar com atendimento de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em repartições estaduais do Rio de Janeiro. A lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e já está no Diário Oficial do Estado.

A medida é válida para órgãos da administração direta ou indireta do Rio de Janeiro e atualiza legislação de 2001, que já assegurava às pessoas surdas o direito de serem atendidas nas repartições públicas fluminenses por funcionário apto a comunicar-se por meio de Libras, independentemente se do sexo masculino ou feminino. A lei é de autoria da deputada Dani Monteiro e do deputado Waldeck Carneiro, que fala dos principais obstáculos enfrentados por essas mulheres.

Todos os órgãos que atuam com acolhimento, encaminhamento ou recebimento de denúncias dessas vítimas, como as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, deverão ter o profissional de Libras, preferencialmente do sexo feminino, para auxiliar as mulheres vítimas de violência durante o atendimento, que deve ser direcionado.

 

Edição: Roberto Piza

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo