Os 20 membros do Conselho de Favelas da cidade do Rio de Janeiro foram empossados nesta quinta-feira (05), Dia Internacional do Líder Comunitário. E eles assumiram com a responsabilidade de diminuir as desigualdades expostas nas comunidades e melhorar a qualidade de vida dos milhares de moradores das favelas cariocas.
A solenidade aconteceu no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Mesmo lugar onde o prefeito Eduardo Paes assumiu o compromisso de olhar para as favelas e territórios periféricos com atenção especial, garantindo dignidade aos moradores.
A secretária de Ação Comunitária do município, Marli Peçanha, que preside o Conselho, destacou que política pública para comunidades se faz ouvindo a população.
Com esta mesma expectativa, o diretor da Faferj, a Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro, Derê Gomes, disse que para ser realmente efetivo, o Conselho deverá se reunir uma vez por mês, conforme o prometido. Além disso, a elaboração das políticas públicas para as favelas cariocas deve ser realmente um compromisso da prefeitura.
Dos 20 membros do Conselho de Favelas, 10 representam associações de moradores, Ongs e conselhos comunitários. Os outros 10 representam secretarias e órgãos da prefeitura. O Conselho, inédito no país, foi criado por meio de decreto do prefeito do Rio, em 21 de novembro de 2021.