Bruno Pereira e Dom Phillips morreram vítimas de tiros

Perícia confirma causa da morte e investiga como crime ocorreu

Publicado em 18/06/2022 - 14:01 Por Victor Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal informou, neste sábado, que o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips morreram após serem alvos de diversos tiros. Uma das balas atingiu Dom no abdome. Bruno foi baleado na cabeça e na barriga. De acordo com os peritos do Instituto Nacional de Criminalística, as munições usadas são típicas de caça.

Nos próximos dias, a perícia vai se concentrar em exames genéticos e de medicina legal, para identificar todas as provas biológicas e entender exatamente como o crime ocorreu. Os peritos confirmaram que as provas colhidas incluem apenas restos mortais de Bruno Pereira e de Dom Phillips.

Eles foram mortos no dia 5 de junho, quando se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para Atalaia do Norte, na região do Vale do Javari, no Amazonas. A dupla investigava a prática de garimpo, caça e pesca ilegais na terra indígena.

No dia 7, a Polícia Federal prendeu o primeiro suspeito, Amarildo da Costa de Oliveira, que foi quem confessou e indicou o local do crime. E, uma semana depois, o irmão dele, Oseney, também foi preso.

O terceiro suspeito de participação nas mortes de Bruno e Dom foi preso neste sábado. Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, estava foragido e se entregou na Delegacia de Atalaia do Norte.

Edição: Rimack Souto / Edição web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo