Nove mil crianças e jovens são encontrados em produções de fumo

Dado nacional é do Fórum de Prev. e Erradicação do Trabalho Infantil

Publicado em 01/07/2022 - 16:13 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de nove mil crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, trabalham na produção de fumo no Brasil. Do total pesquisado, 70% eram adolescentes entre 16 e 17 anos.

Os dados são de um estudo do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil com dados da PNAD Contínua de 2016 a 2019, do IBGE.

O trabalho na produção de fumo é considerado uma das piores formas de trabalho infantil, por causa da exposição à nicotina e aos agrotóxicos. A pesquisa mostra que em mais de 70% dos casos, os responsáveis pelos jovens tinham pouca instrução escolar.

Segundo o economista Guilherme Araújo, responsável pela pesquisa, outros estudos indicam que famílias com essas características dão pouca importância à formação escolar mais longa.

A região Sul é a maior produtora de tabaco do país e registra a maior parte dos casos. O Rio Grande do Sul concentra a metade dos casos.

A coordenadora da política estadual da criança e do adolescente, Mariele Diotti, explica que o estado já oferece apoio financeiro e técnico aos municípios, mas o caso específico da cadeia de tabaco está apenas no futuro plano estadual contra o trabalho infantil.

Segundo a pesquisa, as crianças que trabalham na cadeia do tabaco são: não negras, vivem na zona rural e em famílias chefiadas por homens. Em 2016, 83% das crianças e adolescentes não receberam pagamento algum pelo trabalho. Entre os que receberam, o valor foi de UM REAL (R$ 1,03) por hora trabalhada.

Nós entramos em contato com o Ministério do Trabalho para comentar os dados, mas não tivemos resposta até o fechamento desta reportagem.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo