No dia dos povos indígenas, ONU destaca papel das mulheres

Publicado em 09/08/2022 - 11:54 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje, 9 de agosto, é lembrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela ONU em 1994, para homenagear e reconhecer as tradições e contribuições culturais dessa população, previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, destacou a importância do papel das mulheres indígenas.

“Mulheres indígenas são guardiãs do conhecimento sobre sistemas tradicionais de alimentação e remédios. Elas são campeãs de línguas e culturas indígenas; defendem os direitos humanos dos povos indígenas e o meio ambiente, para construir um futuro equitativo e sustentável sem deixar ninguém para trás. Precisamos amplificar as vozes das mulheres indígenas”, declarou.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil é o país que tem o maior número de comunidades indígenas no mundo. São 305 etnias, e mais de 270 idiomas nativos. A maior parte dos quase 900 mil indígenas brasileiros vive na região Norte, principalmente no estado do Amazonas.

No Brasil, para marcar a data, servidores da Funai fazem manifestações de apoio ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, que defendiam comunidades do Vale do Javari, na fronteira com o Peru e a Colômbia, quando foram assassinados por grupos criminosos de pescadores ilegais, no início de junho.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo