Campanha quer sensibilizar para adoção de crianças mais velhas

Cerca de 70% dos menores aptos para adoção têm entre 6 e 17 anos

Publicado em 08/11/2022 - 12:20 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos correspondem a 70% dos menores aptos para adoção nos abrigos do país. De acordo com o Sistema Nacional da Adoção, isso ocorre porque essa faixa não corresponde ao perfil mais desejado pelas pessoas habilitadas à adoção.

Segundo dados do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, mais da metade dos pretendentes cadastrados buscam crianças de até três anos de idade. Entre os que aceitam crianças até 7 anos, esse percentual sobe para 90%.

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Crianças e Adolescentes da Bahia, a promotora Anna Karina Trennepohl, em todo o Brasil, há cerca de 4 mil crianças e adolescentes aptos à adoção e 33 mil pessoas na fila de adotantes.

Para estimular a adoção de crianças e adolescentes mais velhos, acontecem diferentes iniciativas em vários estados. Nesta semana, por exemplo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça baiano iniciaram a campanha "O amor não tem tamanho". A ideia é sensibilizar para a importância de garantir o direito à convivência familiar e comunitária.

A promotora Anna Karina Trennepohl explica que, enquanto os jovens não forem adotados, eles podem aprender profissões para quando completarem 18 anos, ou ainda, serem temporariamente acolhidos por famílias voluntárias.

A campanha "O amor não tem tamanho" conta com divulgação de vídeos nas redes sociais e na TV, com esclarecimentos sobre o cadastro e a adoção, além de contatos com grupos de apoio para auxiliar a busca ativa de crianças. Mais informações no site: oamornaotemtamanho.mpba.mp.br

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo