Mortalidade infantil Yanomami é 10 vezes maior que a do país

Desnutrição devido à falta de recursos naturais é uma das causas

Publicado em 09/02/2023 - 17:29 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A taxa de mortalidade de bebês no primeiro ano de vida na população Yanomami atingiu 114,3 a cada mil nascimentos em 2020. Segundo dados da ONU, o número é 10 vezes a taxa do Brasil e supera os países africanos de Serra Leoa e República Centro-Africana, que estão entre os mais pobres do mundo e têm os maiores índices de mortalidade de crianças. Serra Leoa tinha, em 2020, uma taxa de mortalidade de 80,5 e a República Centro-Africana de 77.

O Ministério da Saúde divulgou um relatório da Missão Yanomami realizada entre os dias 15 a 25 de janeiro.

As mortes de bebês recém-nascidos representaram quase 60% dos óbitos em menores de um ano de 2018 a 2022. O que, segundo o relatório, indica falha na atenção à gestação, ao parto e aos cuidados recebidos no nascimento. O documento indica a desnutrição como uma das principais causas de óbito de crianças. 

A doutora em Nutrição e professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, Sonia Lucena, explica que a desnutrição impacta severamente na imunidade das crianças.

Dados coletados desde 2015 apontam frequência de baixo peso. Em 2021, esse índice chegou a 56,5% das crianças yanomamis. Quase metade das gestantes estava abaixo do peso em 2022.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Nordeste discute IA e modelos de negócios

Acadêmicos, pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais da tecnologia estão reunidos em Pernambuco para trocar experiências e explorar oportunidades de negócios em um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Baixar arquivo
Educação

Jogo virtual ajuda estudantes com desafios da gestão pública

Cidade em Jogo é uma ferramenta que estimula jovens a pensar sobre cidadania, tomada de decisão e prioridades na administração de uma cidade. 

Baixar arquivo
Geral

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Baixar arquivo
Economia

Sabatina de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro

Data foi definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso,  deverá se reunir com senadores, segundo Pacheco, para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Baixar arquivo
Geral

PE: famílias que vivem em "prédios-caixão" vão receber auxílio-moradia

As 1.344 famílias que vivem nos chamados "prédios-caixão" no Grande Recife poderão receber o novo auxílio-moradia, de acordo com lei publicada no Diário Oficial de Pernambuco, nesta quinta-feira (5).

Baixar arquivo
Cultura

Parintins e Arraial da Pavulagem ganham título de patrimônio cultural

O Festival Folclórico de Parintins, com os Bois Garantido e Caprichoso, e o Arraial do Pavulagem agora são agora são oficialmente Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.  São duas celebrações populares da Região Norte do país.

Baixar arquivo