No MA, 17 empregados são resgatados de trabalho análogo à escravidão

Publicado em 16/02/2023 - 12:59 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Mais 17 trabalhadores são resgatados de condições semelhantes à escravidão no Maranhão. Eles trabalhavam na produção de carvão vegetal em 36 fornos de uma carvoaria na Fazenda Lajeado, no município maranhense de São João do Paraíso. 

A operação conjunta da Polícia Federal, com apoio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, da Superintendência Regional do Trabalho, e da Polícia Rodoviária Federal; resgatou, em um primeiro momento, oito trabalhadores na carvoaria. Em seguida, as equipes visitaram outros três alojamentos instalados no assentamento São João, que fica dentro da fazenda, e fez o resgate de mais nove pessoas, incluindo uma mulher.

Na carvoaria da Fazenda Lajeado foi constatado que os trabalhadores bebiam água sem qualquer processo de filtragem; o alojamento estava sem energia elétrica há três meses; o banheiro era feito de tábuas e os trabalhadores relataram que a água não era salubre suficiente para o banho e que preferiam tomar banho no riacho próximo. Além disso, também não havia fogão e foi improvisado um fogareiro com lata de alumínio para aquecer e preparar alimentos.   

Segundo o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, os trabalhadores receberam todas as verbas rescisórias a que têm direito, acrescidas de férias e 13º salário proporcionais, além de três parcelas de seguro-desemprego. Os empregadores serão obrigados a regularizar o local de trabalho por meio de um termo de ajustamento de conduta. 

Em 2022, foram realizadas 12 operações de combate ao trabalho escravo em 19 municípios maranhenses. As ações resultaram no resgate de 81 trabalhadores.

Somente no ano passado, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão recebeu 80 denúncias de trabalho escravo, número 81,8% maior do que o registrado em 2021. Denúncias podem ser feitas pelo site mpt.mp.br e pelo aplicativo de celular MPT Pardal.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo tem até outubro para concluir política para primeira infância

Com mais da metade das crianças de até seis anos vivendo em famílias de baixa renda e ausência de serviços básicos, como saúde e educação, o Brasil tem pouco a comemorar no Dia da Infância, neste sábado, 24 de agosto.

Baixar arquivo
Geral

Justiça determina prazo para início de obras no Cais do Valongo

A Justiça Federal do Rio de Janeiro deu prazo de 180 dias para a União iniciar as obras de construção do Centro de Interpretação e do Memorial da Herança Africana, no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, na zona portuária da capital.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta de grande perigo para onda de calor em 8 estados

Entre eles, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, que podem ter umidade abaixo dos 12%.

Baixar arquivo
Geral

Derrubada de imóveis irregulares segue no Complexo da Maré, no Rio

Pelo quinto dia seguido, mais de 1.400 alunos de escolas estaduais estão sem aulas no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. O motivo é uma operação para demolir imóveis irregulares construídos por criminosos que atuam na região.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz mostra aumento de internações por SRAG em 5 estados

O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, mostra aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave na Bahia, Goiás, Paraíba, São Paulo e Sergipe.

Baixar arquivo
Educação

Resultado da 2ª chamada do Prouni está disponível nesta sexta-feira

Quem foi selecionado tem até o dia 4 de setembro para ir na instituição comprovar as informações prestadas durante a inscrição.

Baixar arquivo