Mais um carnaval e os casos de racismo e intolerância religiosa voltam à pauta com a festa mais popular do país. Os blocos e as escolas de samba, por exemplo, são marcados pela representação das tradições afro-brasileiras.
No maior desfile do país, as tradicionais escolas cariocas retrataram na avenida “As Áfricas que a Bahia Canta”, no caso da Mangueira; a pioneira “Rosa Maria Egipcíaca”, da Viradouro; e “Nessa Festa Eu Levo Fé”, da Vila Isabel. Esculturas mostravam os orixás, seus santos sincréticos com a religião católica, a vivência de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho nas ruas e nos terreiros.
As imagens do carnaval inundaram as redes sociais com comentários e ataques violentos às religiões de matrizes africanas, representadas nos sambas enredos.
Para Danielle de Santo Sanchez, integrante do coletivo Yaa Asentawa, o carnaval é o momento de expressão da diversidade cultural brasileira. Mas Danielle reforça que o preconceito passa por um projeto de racismo de grupos religiosos extremistas.
A delegada-chefe adjunta da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial do Distrito Federal, Cyntia de Carvalho e Silva, explica que a legislação prevê tipificações diferentes entre crimes de injúria e racismo.
A policial orienta a população a apresentar queixa na delegacia em casos como esses. O governo federal também tem um canal para denuncias de racismo e discriminação. É o Disque Direitos Humanos, o Disque 100.
![Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil Construção Civil, Obras, canteiro de obras, construção, trabalhadores](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)