logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Onda de calor vai exigir cuidados dos foliões em quase todo o país

Em algumas cidades do RS, a temperatura pode chegar a 43 graus
Baixar
Leandro Martins- Repórter da Rádio Nacional
27/02/2025 - 16:48
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 22/02/2025 – Bloco O baile todo anima o pré-carnaval no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Quem vai sair às ruas para brincar no carnaval, fique esperto: uma onda de calor vai exigir mais cuidado dos foliões em praticamente todo o Brasil.  De acordo com a Climatempo, a nova onda de calor deve ter início nesta sexta-feira (28) e se estender pelo menos até 5 de março.

Começamos por São Paulo, onde os termômetros podem marcar até 34 graus. O calor intenso pode causar pancadas isoladas de chuva na região metropolitana.

No Rio de Janeiro, o sol vai esquentar ainda mais e a temperatura chega aos 38 graus, sem previsão de chuva. Em Salvador, a máxima fica nos 32 graus, com possibilidade de pancadas de chuva.

Esta é a quinta onda de calor registrada no país este ano. Três delas impactaram apenas o Sul do país, e uma elevou as temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste. Desta vez, o calorão vai atingir parte do Centro-Sul. 

Sete estados vão ser mais afetados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em algumas cidades gaúchas, a temperatura pode chegar a 43 graus durante o carnaval.

A explicação da meteorologia é que a região está sob a influência de uma bolha de calor, também conhecida como cúpula de calor. O fenômeno é caracterizado por uma área de alta pressão que permanece estacionada sobre uma região por vários dias. 

x