logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Vozes Negras: Diva do Black tem na estética um elemento de auto-estima

Série da Radioagência mostra diferentes formas de combate ao racismo
Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
14/02/2023 - 08:00
Rio de Janeiro
Reunião da Marcha de Mulheres Negras, no Festival Latinidades (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Radioagência Nacional apresenta, em uma série de três reportagens, comunicadoras negras que têm trabalhado em diferentes áreas, na luta contra o racismo. As matérias serão publicadas ao longo da semana, do dia 13 ao dia 15 de fevereiro de 2023.

Esta é a segunda reportagem da série. Os links para as demais matérias serão inseridos ao final desta página conforme suas publicações.

Vozes Negras: Diva do Black

Ela tinha 19 anos quando começou a sentir falta de vídeos de maquiagem feitos por mulheres negras, para mulheres negras. A partir desta percepção Luany Cristina, hoje conhecida como Diva do Black, decidiu montar seu primeiro projeto de beleza negra na Internet.

De lá para cá, a iniciativa cresceu e se modificou, e hoje é um canal no Youtube com o nome dela, com mais de 500 mil inscritos.

No espaço, Luany aborda cuidados capilares e embelezamento estético, com o objetivo de elevar a autoestima e fortalecer mulheres pretas, combatendo o preconceito. Luany também está presente em outras redes sociais, como Instagram e Tik Tok. Ela destaca a importância do projeto.

Luany conta que, mesmo depois de mais de 10 anos à frente do projeto e com uma maior valorização da beleza negra na mídia, ainda recebe muitas mensagens de seguidoras dizendo que não têm autoestima e não conseguem ver beleza em seus cabelos. Para ela, apesar das conquistas sociais, ainda existe muita discriminação.

A youtuber destaca que o canal dela abriu portas para o surgimento de muitos outros neste mesmo perfil, que hoje fazem parte de um grande movimento pela valorização das mulheres negras, que se unem a inúmeros outros comunicadores negros, especialmente na Internet. Ela avalia o cenário como positivo, pois é uma oportunidade comunidade negra mostrar sua voz.

Luany também vê com bons olhos a maior presença dos negros na mídia tradicional. Ela finaliza com um conselho: para quem quer investir em um canal próprio como ela, é preciso apenas coragem e mão na massa!

Para conhecer o trabalho de Luany Cristina, a Diva do Black, basta acessar Luany Cristina no Youtube.

Confira o especial Vozes Negras

Vozes Negras: comunicadores produzem conteúdos para visibilidade negra

Vozes Negras: portal usa escrita antirracista para assuntos gerais

 

x