Conselho Nacional de Direitos Humanos denuncia genocídio em Rondônia

Publicado em 21/03/2023 - 20:55 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Conselho Nacional de Direitos Humanos denuncia genocidio e ecocídio em conflitos agrários em Rondônia. Para o Conselho, hoje há uma verdadeira guerra por terra, água e território no estado

O Conselho chegou a essa conclusão em uma missão ao Estado, realizada em 2022, para averiguar a violência contra indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e trabalhadores rurais em conflitos agrários.

O resultado está em um relatório publicado nesta terça-feira (21), denunciando os casos de violência e fazendo recomendações para o poder público.

Segundo o relatório, em Rondônia, existe hoje um grupo paraestatal e paramilitar para promover genocídios e ecocídios continuados.

Everaldo Patriota, representante da OAB no Conselho até dezembro, e integrante da missão em Rondônia, explica a situação de ecocídio envolvendo os povos tradicionais.

Um dos exemplos é a grilagem de terras públicas para desmatamento e invasões de terras indígenas para ampliação do agronegócio. Outro é a utilização de forças policiais para massacre de movimentos sociais. Além da criação de usinas hidrelétricas que impactam diretamente a vida de povos tradicionais.

Para Everaldo Patriota, há uma política institucionalizada de perseguição a movimentos sociais em Rondônia.

O Conselho Nacional de Direitos Humanos indica que é preciso desarmar a bomba instalada na região, que dá sinal verde ao garimpo e à mineração em terras indígenas, regularização de grandes porções de terras griladas, assassinatos e perseguições de lideranças indígenas, extrativistas e camponesas.

O Conselho apresentou uma série de recomendações para 14 órgãos do poder público e para empreendedores que atuam no estado.

Entre as recomendações, se destaca a criação de uma comissão de conflitos agrários pelo Tribunal de Justiça de Rondônia; e que o governo do estado investigue abusos de autoridade e uso desproporcional da força em ações policiais; que o Incra e o Ibama cancelem registros no Cadastro Ambiental Rural em áreas de litígio agrário e em divisas de terras indígenas e quilombolas; e que a Funai demarque as terras indígenas Puruborá, Kujubim e Migueleno.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo