Um homem foi preso em flagrante, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por submeter um funcionário a trabalho análogo à escravidão, nesta segunda-feira (27). A vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava no terreno dele, cuidando de porcos.
De acordo com testemunhas, o funcionário vivia em um ambiente sem banheiro, sem uma das paredes, e era obrigado a comer a lavagem destinada à alimentação dos animais. Ele foi encaminhado a um abrigo da Prefeitura.
Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2022 foram resgatados 2.575 trabalhadores de condições análogas às de escravo, em um total de 462 fiscalizações realizadas no ano em todo país, resultando em mais de R$ 8 milhões de reais em direitos trabalhistas.
Daniele Gueiros, advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ explica o que caracteriza o trabalho como análogo à escravidão.
Ela acrescenta que a pena para este tipo de crime é reclusão de dois a oito anos, além de multa e a soma de agravantes que correspondem à violência que tiver ocorrido. Outro dado alarmante levantado pela especialista é a reincidência deste tipo de crime.
Daniele ressalta que essas pessoas, em geral, já sofreram longos períodos de violência física e psicológica e que devem ser atendidas de forma humanizada, preferencialmente por entidades que tenham experiência com a escravidão contemporânea, como a Pastoral da Terra, a OAB e Ministério Público do Trabalho.
Com informações da Agência Brasil.
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo/Direitos reservados FILE PHOTO: A passenger plane arrives at the Arturo Merino Benitez International Airport in Santiago](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ailton Fernandes/Casa Civil Brasília (DF), 20/01/2025 - Ministro da Casa Civil, Rui Costa, fala com jornalistas após reunião Ministerial, na Residência oficial da Granja do Torto. Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, celebrada pelo cardeal arcebispo, Dom Orani Tempesta, na Basílica de São Sebastião.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)