Homem é resgatado de trabalho análogo à escravidão em Nova Iguaçu

Publicado em 28/03/2023 - 16:18 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um homem foi preso em flagrante, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por submeter um funcionário a trabalho análogo à escravidão, nesta segunda-feira (27). A vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava no terreno dele, cuidando de porcos.

De acordo com testemunhas, o funcionário vivia em um ambiente sem banheiro, sem uma das paredes, e era obrigado a comer a lavagem destinada à alimentação dos animais. Ele foi encaminhado a um abrigo da Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2022 foram resgatados 2.575 trabalhadores de condições análogas às de escravo, em um total de 462 fiscalizações realizadas no ano em todo país, resultando em mais de R$ 8 milhões de reais em direitos trabalhistas.

Daniele Gueiros, advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ explica o que caracteriza o trabalho como análogo à escravidão.

Ela acrescenta que a pena para este tipo de crime é reclusão de dois a oito anos, além de multa e a soma de agravantes que correspondem à violência que tiver ocorrido. Outro dado alarmante levantado pela especialista é a reincidência deste tipo de crime.

Daniele ressalta que essas pessoas, em geral, já sofreram longos períodos de violência física e psicológica e que devem ser atendidas de forma humanizada, preferencialmente por entidades que tenham experiência com a escravidão contemporânea, como a Pastoral da Terra, a OAB e Ministério Público do Trabalho.

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo