Vídeos mostram onde a mulher vítima de violência pode buscar ajuda

Publicado em 09/03/2023 - 14:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Uma série de vídeos que apresentam os equipamentos de atendimento às mulheres vítimas de violência começou a ser exibida nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O primeiro é sobre a Casa da Mulher Brasileira, que, em 2022, registrou mais de 42.400 atendimentos, na capital paulista, o que corresponde a 90% do total dos atendimentos realizados.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres de São Paulo, Ana Cristina de Souza, fala sobre o principal objetivo da Casa da Mulher Brasileira: "O grande desafio, o grande objetivo da Casa da Mulher Brasileira, é que a gente rompa com a rota crítica: esse caminho que essa mulher precisa recorrer para dar conta da quebra do ciclo da violência".

A Casa da Mulher Brasileira atende 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. Para acolher a mulher vítima de violência e seus filhos de até 18 anos incompletos, o local possui dormitórios provisórios, estrutura adequada e profissional capacitada para assistir às crianças, durante o tempo que for necessário.

O espaço dispõe ainda de atendimento de assistência social, psicológica e jurídica, com especialistas mulheres. E oferece também serviços da Delegacia da Mulher, e de juizado especializado em violência doméstica e familiar, além da Defensoria Pública e Ministério Público.

A Guarda Civil Metropolitana atua no local para fazer cumprir as medidas protetivas e conferir se o afastamento do agressor está sendo obedecido.
 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo