Brasil tem mais de 5 mil crianças e adolescentes à espera de adoção

Mais de 34 mil pessoas ou famílias estão dispostas a adotar

Publicado em 27/05/2023 - 12:06 Por Sayonara Moreno * - Brasília

No Brasil, tramitam mais de cinco mil processos de adoção, atualmente. Mais de 300 deles envolvem grupos de irmãos adotados por uma mesma família. Apenas 73 envolvem adolescentes acima de 16 anos. E menos de 15% são de crianças negras.  

Esses perfis não são nada comuns, nos processos de adoção, no Brasil. Mas foram os escolhidos pela família da influenciadora digital, Fernanda Fabris, de Indaiatuba, interior de São Paulo, que concluiu duas adoções tardias: uma com quatro irmãos; e a segunda com uma adolescente prestes a completar18 anos. 

Agora, mãe de  cinco, Fernanda sempre estuda o tema, faz palestras e posta nas redes sociais a realidade, sem romantizar a experiência da adoção, mas encorajando as pessoas a terem certeza da decisão.  

Uma das filhas de Fernanda é a Flávia, de 13 anos, adotada aos 11, junto com os três irmãos. Ao relatar a dificuldade em aceitar a nova família e de reconhecer o próprio direito ao afeto, ela avalia que vale a pena se abrir para essa nova possibilidade.  

No Sistema Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, existem pouco mais de cinco mil crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Por outro lado, mais de 34 mil pessoas ou famílias estão dispostas a adotar. É uma conta que não fecha, já que, para cada criança que espera ser adotada, existem quase sete famílias desejando adotar.  

Sara Vargas, da associação nacional de grupos de apoio à adoção, conta que a explicação está em vários fatores. E o principal é o perfil exigido pelas famílias adotantes.  

Para se ter uma ideia, o número de crianças e adolescentes com problemas de saúde ou alguma deficiência, que estão disponíveis para adoção é quatro vezes maior que os perfis que estão de fato em processo de adoção. Cerca de 90% dos adotados não têm nenhum problema de saúde e nenhuma deficiência.  

 

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Nadia Faggiani / Web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo