logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Unicef premia iniciativas de saúde e educação na primeira infância

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
21/06/2023 - 16:47
Rio de Janeiro

A primeira infância, período de zero a seis anos, é considerada um dos momentos mais importantes do desenvolvimento humano. Para premiar iniciativas relevantes em saúde e educação neste período da vida, o Fundo das Nações Unidas (Unicef) realizou nesta quarta-feira (21) a primeira edição da certificação Unidade Amiga da Primeira Infância. Foram certificadas 117 unidades de saúde e 11 de educação no município do Rio de Janeiro, com experiências diversas no atendimento a crianças nesta faixa etária. 

Stephanie Amaral, chefe de saúde interina do Unicef Brasil, resumiu o que significa o prêmio. 

“Isso significa que essas unidades cumpriram alguns critérios que a gente colocou de indicadores, que representam um todo que eles estão fazendo um trabalho muito próximo e de excelência para a saúde da criança. Na saúde quer dizer que eles tiveram bons indicadores de puericultura, de imunização, de pré-natal”. 

Umas das unidades certificadas é o Centro Municipal de Saúde Nilza Rosa, do Morro da Formiga, na Tijuca, zona norte do município. Jéssica Ribeiro, gerente de serviço e saúde do centro, explica o diferencial do trabalho realizado.  

“O nosso diferencial é pensar na qualidade da assistência prestada. Eu preciso pensar na qualidade do serviço que eu estou ofertando para essas crianças. Então é necessário ter as visitas domiciliares feitas pelo agente comunitário, o acompanhamento da criança com a saúde bucal, o acolhimento feito pela equipe de saúde da família até a data adequada preconizada”. 

Outra unidade certificada é a Clínica da Família Santa Marta, localizada em Botafogo, zona sul da cidade. Paulo Nunes, gerente da clínica, destaca que o trabalho realizado busca um olhar especial para a primeira infância desde a gestação. 

"A gente tem um olhar diferenciado desde o início, desde o pré-natal, da gestação, temos grupos de gestantes, temos grupos de bebês, e isso foi consolidado com esses indicadores que foram alcançados”. 

As próximas certificações serão nas cidades de Belém, São Luís, Salvador, Recife e Fortaleza, ainda este ano, entre julho e agosto. 

x