A Prefeitura do Rio de Janeiro homenageou sete mulheres na 1ª edição do Prêmio Glória Maria - Mulheres Afrolatinas Cariocas. O evento foi realizado no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (25), data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
As homenageadas foram escolhidas pelo trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderança e por ações que contribuíram para um caminho melhor da sociedade brasileira.
As filhas de Glória Maria, as jovens Maria e Laura, também receberam uma honraria especial. A jornalista morreu em fevereiro deste ano, vítima de câncer.
A homenagem da Prefeitura foi dividida por categorias: comunicação, relações internacionais, saúde, acesso aos direitos, iniciativas inovadoras, gestão pública e cultura. As premiadas foram a jornalista Flávia Oliveira, as médicas Jurema Werneck e Liana Tito; as advogadas Angela Borges Kimbangu e Dione Assis; a gestora pública Rafaela Bastos e a DJ Tamy Reis.
O Prêmio Glória Maria é uma das iniciativas da Secretaria para celebração do mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Há 31 anos, foi promovido o primeiro encontro com essa temática, na República Dominicana, dando origem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O evento anual serve para reforçar a luta e a resistência negra por sobrevivência e direitos. O dia 25 de julho também celebra o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel das negras na história do país.
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 03/12/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckimn e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participam do lançamento e implementação da Missão 1 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - Os ministros da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, participam do lançamento do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial O Plano objetiva implementar ações para promover a igualdade racial na comunicação dos órgãos e entidades da administração pública federal, em conformidade com decreto presidencial nº 11.787/2023. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Roque de Sá/Agência Senado Brasília (DF), 03/12/2024 - O
ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participa de audiência da Comissão de Segurança Publica do Senado Federal. Foto: Roque de Sá/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF/SP São Paulo 28/10/2024 Emboscada da Mancha Verde contra cruzeirenses deixa 17 feridos e um morto em SP. Foto PRF/SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)