logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Prêmio Glória Maria homenageia mulheres afrolatinas cariocas

Baixar
Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional
25/07/2023 - 17:57
Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro homenageou sete mulheres na 1ª edição do Prêmio Glória Maria - Mulheres Afrolatinas Cariocas. O evento foi realizado no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (25), data em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

As homenageadas foram escolhidas pelo trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderança e por ações que contribuíram para um caminho melhor da sociedade brasileira. 

As filhas de Glória Maria, as jovens Maria e Laura, também receberam uma honraria especial. A jornalista morreu em fevereiro deste ano, vítima de câncer. 

A homenagem da Prefeitura foi dividida por categorias: comunicação, relações internacionais, saúde, acesso aos direitos, iniciativas inovadoras, gestão pública e cultura. As premiadas foram a jornalista Flávia Oliveira, as médicas Jurema Werneck e Liana Tito; as advogadas Angela Borges Kimbangu e Dione Assis; a gestora pública Rafaela Bastos e a DJ Tamy Reis. 

O Prêmio Glória Maria é uma das iniciativas da Secretaria para celebração do mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Há 31 anos, foi promovido o primeiro encontro com essa temática, na República Dominicana, dando origem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

O evento anual serve para reforçar a luta e a resistência negra por sobrevivência e direitos. O dia 25 de julho também celebra o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel das negras na história do país. 

x