A vereadora Monica Benicio, líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e viúva de Marielle Franco, registrou nesta terça-feira (22) uma queixa-crime por ter recebido uma ameaça de estupro corretivo, como forma de mudar sua orientação sexual, chamada de aberração pelo agressor. Segundo a vereadora, a ameaça foi feita por e-mail, e já existe um suspeito do crime. Ela explicou que essa realidade tem sido a de muitas lésbicas.
“Estupro corretivo é infelizmente uma realidade para nós mulheres lésbicas, que é numa sociedade que acha que o corpo da mulher deve ser exclusivamente posse de um homem, quando isso foge a essa norma, isso é tido como uma aberração”.
A vereadora também confirmou que é a primeira vez que recebe ameaças com este tipo de teor.
“Já desde 2018, quando começo a lutar por justiça por Marielle e Anderson, cobrando a elucidação do caso, é comum que eu receba ameaças, seja virtual, seja através de outros meios, e até ofensas dentro da própria Câmara Municipal, nas ruas, mas com esse tipo de teor sim”.
A parlamentar também ressaltou que o crime pode estar relacionado com sua luta contra a lesbofobia, em especial em agosto, por ser o mês da visibilidade lésbica. Segundo ela, a luta e as atividades de seu mandato não vão parar por causa do ocorrido.
“Não é um acaso que atividades como essa, violências como essa, sejam cometidas no mês de agosto, que é o mês da visibilidade lésbica. Então o meu mandato vem fazendo uma série de ações para visibilizar a luta e a existência das mulheres lésbicas e a gente vai seguir nesta luta”.
O crime foi tipificado como intolerância, ameaça, violência política de gênero e equiparado ao racismo. Além de Monica, outras parlamentares feministas, como Bella Gonçalves, Cida Falabella e Manuela d'Ávila, têm sofrido ameaças de estupro corretivo e também de morte.
![REUTERS / Rahel Patrasso/Direitos Reservados Um homem caminha por uma rua inundada após fortes chuvas em São Paulo, Brasil, 10 de fevereiro de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/09/2024 A presidente do TSE, ministra Carmém Lúcia, participa de cerimônia de assinatura digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump signs documents as he issues executive orders and pardons in the Oval Office at the White House on Inauguration Day in Washington, U.S., January 20, 2025. Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, presidente do STF Roberto Barroso, presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Mota durante sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)