Governo prepara medidas para garantir segurança da mulher no carnaval

Publicado em 15/01/2024 - 13:11 Por Carolina Pessoa* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma série de medidas para garantir a segurança do público feminino no Carnaval estão sendo planejadas pelos ministérios do Turismo e das Mulheres, principalmente no combate a práticas de assédio e importunação sexual. A iniciativa faz parte da campanha Brasil Sem Misoginia para o Carnaval. As medidas vão contar com a colaboração de estabelecimentos do setor de turismo, incluindo hospedagem, alimentação, transporte e casas noturnas.  

Uma das frentes de ação é a implementação do protocolo Não é Não, sancionado em dezembro pelo presidente Lula. A medida foi criada para prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows. Entre as medidas, de acordo com a lei, a de afastar e proteger as mulheres imediatamente do agressor. 

Julia Parucker, co-fundadora do projeto Não é Não, explica que o coletivo já está pronto para apoiar as medidas do protocolo. 

Ela ressalta ainda que as mulheres têm o direito de fazerem suas próprias escolhas e de nunca se calarem diante da violência. 

Em nota, o Ministério das Mulheres informou que o tema tem sido pauta de reuniões entre a ministra Cida Gonçalves e o ministro do Turismo, Celso Sabino, com a participação de representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que já manifestaram apoio à iniciativa. 

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo