Human Rights: números da violência policial no Brasil são graves
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/11/2023 - Torcedores do Fluminense confrontam policiais militares e guardas municipais em acesso bloqueado ao Maracanã, na Rua São Francisco Xavier, antes da final da Copa Libertadores contra o Boca Juniors. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A violência no Brasil, especialmente a policial, foi um dos principais pontos destacados no Relatório Mundial 2024 produzido pela Human Rights Watch, que analisa a situação de direitos humanos em quase 100 países. De acordo com o levantamento, os números são graves e chamam a atenção.
Maria Laura Canineu, vice-diretora para o meio ambiente da instituição, destaca a importância de maior articulação política para combater esta realidade, especialmente no que se refere à morte de pessoas negras.
“80% dos mortos pela polícia no Brasil são pessoas negras. Qual é a resposta do Estado Brasileiro como um todo, para que isso não aconteça repetidamente todo ano. A gente entende que falta uma coordenação. Qual é a resposta? Qual é a resposta efetiva?”
Maria Laura também reforça os altos índices de mortes causadas pela polícia.
“Mais de 50% das mortes violentas cometidas por policiais. A polícia como uma ameaça e não como proteção”.
César Muñoz, diretor do escritório da Human Rights no Brasil, aponta que a tendência é que esses elevados números se mantenham.
“O número de mortes causadas pela polícia chegou a mais de 6 mil em 2018 e desde essa época continua nesse patamar, e este ano vai continuar também. Então, por que? Porque eu acho que precisa um plano para realmente abordar este problema, a nível federal”.
O estudo também revela que o Brasil teve alguns avanços importantes em termos de Direitos Humanos, especialmente na questão ambiental, como explica a vice-diretora Maria Laura. Ela aponta que o país teve uma diminuição de 50% no desmatamento da Amazônia.
“Essa é uma redução bastante relevante, e que tem que ser celebrada. Também, todo mundo viu né, a retomada da discussão sobre a proteção dos povos indígenas. Volta das titulações, a indicação de lideranças muito importantes para dirigir o novo ministério dos povos indígenas”, enumera.
O relatório também analisa a grave situação de direitos humanos em países em conflito, como Equador, Ucrânia e Estado da Palestina.
A reportagem procurou o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 21/12/2023 - Computadores e eletrônicos são recondicionados para reciclagem e doações na Central de Recondicionamento de Computadores (CRC), no Gama, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Divulgação/WSL Ítalo Ferreira conquista etapa de Abu Dhabi em pisicina de ondas artificiais e assume liderança da WSL em 16/02/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)