Um ano após o governo federal decretar emergência em saúde pública na Terra Indígena Yanomami e iniciar a expulsão de garimpeiros ilegais, três ministros estiveram em Roraima, nessa quarta-feira (10), para monitorar a situação do povo Yanomami. Os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, visitaram Auaris, na região de fronteira do Brasil com a Venezuela e se reuniram com lideranças Yanomami.
A visita ocorreu um dia depois da reunião ministerial, convocada pelo presidente Lula, para tratar da situação do povo Yanomami e da liberação de crédito extraordinário de R$ 1,2 bilhão, neste ano, para implementar ações na região. A ministra Sônia Guajajara explicou a nova etapa de implantação de uma Casa de Governo, para concentrar a atuação permanente de segurança e políticas públicas.
O plano de ação permanente será apresentado dentro de um mês. A ministra Marina Silva reforçou a necessidade da segurança na área, para garantir o trabalho do Ibama e da Funai.
O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, também anunciou a construção do primeiro hospital indígena do Brasil, que será instalado em Boa Vista. Outra medida é que o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas passará a ter equipes permanentes em Roraima, a partir da segunda quinzena de fevereiro. O ministro Silvio Almeida comentou a importância de todas as ações anunciadas.
Há mais de 30 anos, a TI Yanomami foi demarcada no Amazonas e Roraima, na fronteira com a Venezuela. São mais de 9 milhões de hectares, que abrigam oito povos, somando cerca de 31 mil indígenas.
![Tony Winston/Agência Brasília Criança em atendimento. Inalação por Bronquiolite (Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, em 10/7/2017)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/12/2024 - O vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![SNPP/Gov Penitenciária Federal de Mossoró. Foto: SNPP/Gov](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled /Proibida reprodução Or Levy, Eli Sharabi and Ohad Ben Ami, hostages held in Gaza since the deadly October 7, 2023 attack, are released by Hamas militants as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel in Deir Al-Balah in the central Gaza Strip, February 8, 2025. REUTERS/Hatem Khaled TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Belém (PA), 13/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas TA - Sobre Ser Grande (AM) foto foto Michael Dantas produção Corpo de Dança do Amazonas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)