Ministério Público recomenda reinstalação da Comissão da Verdade

Publicado em 07/03/2024 - 20:56 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público Federal recomendou ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania a reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos no prazo de 60 dias. 

A Comissão, criada em 1995, foi extinta em 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro.

Ela tinha o papel de apurar os desaparecimentos e mortes em razão de atividades políticas durante a ditadura militar.

O MP recomenda a continuidade dos trabalhos da Comissão Especial especialmente para o reconhecimento de vítimas e busca de restos mortais e registros de óbito. Além da destinação de recursos humanos e financeiros para o funcionamento do órgão.

O Ministério Público considera que a extinção da Comissão ocorreu de forma prematura, já que existem casos pendentes de vítimas, incluindo os desaparecimentos da Guerrilha do Araguaia, e as valas encontradas no cemitério de Perus e no Ricardo Albuquerque.

O Brasil inclusive tem obrigações internacionais pendentes, como as condenações da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com o caso do jornalista Vladimir Herzog, em que o país deve adotar medidas para tornar imprescritíveis crimes contra humanidade.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania afirmou que, no início de 2023, adotou todas as medidas administrativas e jurídicas para o restabelecimento da comissão. E que o processo se encontra na Casa Civil da Presidência da República. 

Procurada pela reportagem, a Casa Civil não se manifestou.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Supremo sugere que RJ tenha meta para redução da letalidade policial

O Supremo Tribunal Federal sugeriu a fixação de meta anual para a redução da letalidade policial no Rio de Janeiro. A proposta será avaliada pelo ministro Edson Fachin, relator do caso.

Baixar arquivo
Economia

Consumo: endividamento das famílias se mantém estável em junho

Resultado aponta a estabilização da demanda por crédito pelas famílias, que demonstram mais cautela para não acumular dívidas. O percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias, chegou a 47,6% do total de endividados em junho deste ano – o maior percentual de 2024.

Baixar arquivo
Economia

335 mil empregos foram afetados pela tragédia no RS, diz IPEA

Eldorado do Sul, cidade na região metropolitana de Porto Alegre, que ficou quase toda debaixo d’água, teve 90% dos empregos atingidos. 80% das empresas foram prejudicadas. O município teve o caso mais grave.

Baixar arquivo
Geral

Terreiros de religiões de matriz africana serão reformados em Salvador

Programa Casa Odara também prevê a regularização fundiária dos terreiros. Os representantes poderão indicar as intervenções mais urgentes nos espaços, como reboco, pintura e substituição de telhado, com investimento de até R$30 mil por imóvel.  

Baixar arquivo
Economia

Juros nos EUA, especulação, Lula: entenda a atual oscilação do dólar

Falas do presidente, tidas como decisivas para altas sucessivas da moeda, não são o único motivo para as movimentações atuais do dólar. Especialistas explicam os diferentes fatores em jogo.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro intensifica ações contra coqueluche

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está intensificando as ações de prevenção contra a coqueluche.

O último caso notificado na cidade havia sido em agosto de 2021 e, em 2024, já são 19 casos confirmados.

Baixar arquivo