Brasil envia alerta de crescimento de grupos neonazistas para ONU

Publicado em 10/04/2024 - 17:38 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um alerta para o crescimento de grupos neonazistas no Brasil foi enviado à Organização das Nações Unidas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos.

O documento reúne informações de levantamentos feitos por pesquisadores da área, como a falecida antropóloga Adriana Dias, uma das referências no estudo das células nazistas no país. O monitoramento encontrou, no início de 2022, mais de 530 grupos extremistas, espalhados em todas as regiões brasileiras.

A expectativa é que o relatório contribua com as discussões da reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, no meio do ano.

O professor de História Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, Adriano Luiz Duarte, explica que o nazismo e o fascismo nunca desapareceram depois da Segunda Guerra Mundial.

As crises econômicas nos últimos 40 anos, mudanças impostas pelo neoliberalismo e a precariedade na proteção social e no trabalho, estimularam os neonazistas.

Para combater o avanço dessa ideologia neonazista, o professor Adriano acredita é preciso retomar o sentido de uma sociedade democrática.

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos chegou, nesta quarta-feira (10), a Santa Catarina, para investigar células neonazistas. O estado é um dos que mais gera preocupações em relação ao crescimento do neonazismo no país.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Malária no Amazonas aumenta 34% se comparado a mesmo período de 2023

Ao longo de todo o ano, os estados da Amazônia registram casos de malária. Por isso, a doença é considerada endêmica na região. E este ano não é diferente: até 31 de maio deste ano, o Estado do Amazonas sozinho registrou 22.801 casos da doença.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

Um passageiro e uma câmera no convés de um navio: foi assim que nasceu o cinema do Brasil. Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto fez as primeiras imagens em movimento da Bahia de Guanabara no Rio de Janeiro, o pioneirismo transformou a data no Dia do Cinema Brasileiro

Baixar arquivo
Segurança

Apreensão de armas de fogo cresceu 28% em 2023

Segundo o Ministério da Justiça, quase 11 mil armas foram apreendidas no ano passado. Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e Rio Grande do Sul foram os estados com o maior número de apreensões.

Baixar arquivo
Geral

Autoridades reforçam apelo para que população não solte balões em SP

Nesta época de festas juninas, as autoridades reforçam o apelo para que a população não solte balões, porque eles podem causar diversos acidentes e incêndios.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina SpikeVax está disponível desde maio para grupos prioritários

A recomendação do Ministério da Saúde indica que crianças de seis meses a cinco anos vão ter prioridade na vacinação contra a covid-19. A medida alcança também grupos de risco, que é o caso de idosos, imunocomprometidos, gestantes e mulheres em fase pós-parto.

Baixar arquivo
Saúde

Perda de memória são alguns dos problemas gerados pela Covid grave

Perda de memória e atenção são alguns dos problemas mais frequentes relatados por pessoas que tiveram Covid-19. É o que revela um estudo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), publicado em Abril na revista BMC Psychology.

Baixar arquivo