Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Publicado em 29/04/2024 - 19:32 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

A informação está num relatório apresentado nesta segunda-feira (29) pela Cepal, o braço da ONU para América Latina e Caribe e outras entidades ligadas a organização como a FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação,

Segundo a entidade, desde o início da pandemia da covid-19, o número de pessoas que sofrem com a fome aumentou.

Hoje, no mundo, são 800 milhões nessa condição; 150 milhões a mais em relação a 2020. Só na América Latina e no Caribe, 43 milhões de pessoas passam fome.

De acordo com a FAO, são necessárias várias ações para acabar com a fome e desnutrição na região, como explicou o representante da organização, Mario Lubetkin.

Segundo Mario Lubetkin, ações como essas podem custar aos países cerca de 1,5% do PIB, ou seja, de toda a riqueza produzida.

Ao passo que o custo pela falta de ação contra esses problemas é muito maior.

Segundo o relatório, as causas disso vão desde os impactos econômicos sobre os sistemas de saúde até questões relacionadas à perda de produtividade.

A crise climática, segundo o relatório, também influência fortemente a insegurança alimentar e nutricional na região.

Por isso, medidas de financiamento climático poderiam antecipar ações para evitar efeitos negativos sobre a produção agrícola, com a seca provocada pelo El Niño. E seguros contra quebra de safra poderiam promover um novo plantio e minimizar a falta de alimentos.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Cultura

Aos 80 anos, Zezé Motta segue em turnê por todo o Brasil

A artista que já gravou 14 discos, participou de 35 novelas e de 70 filmes nem pensa em parar. Até o fim deste ano, ela segue em turnê com o show “Zezé canta Caetano”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Pantanal: Marina Silva e Simone Tebet sobrevoam região

As ministras Simone Tebet e Marina Silva fizeram um sobrevoo. Foi mais ou menos uns 40 minutos de sobrevoo na região para verificar a situação de emergência.

Baixar arquivo
Economia

"PL das Blusinhas": compras até U$ 50 passam a ser taxadas em agosto

Prazo é para que plataformas e consumidores se adequem. As compras de até U$ 50 dólares vão pagar 20% de tarifa. Já as compras a partir de U$ 50,01 até U$ 3 mil, vão pagar a taxa de importação progressiva de 60%.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF garante atendimento a pessoas trans no Sistema Único de Saúde

Julgamento virtual termina nesta sexta-feira (28), mas Suprema Corte já formou maioria sobre o assunto. Com a decisão, consultas e exames de todas as especialidades nos hospitais públicos devem ser realizados, independentemente do registro oficial do sexo biológico.

Baixar arquivo
Cultura

Matracas e pandeirões celebram São Pedro e São Marçal, no Maranhão

Festejos começam na madrugada deste sábado (29) e seguem por todo o final de semana, unindo cultura e religiosidade. No  domingo, 30 de junho, Dia Nacional do Bumba Meu Boi, milhares de pessoas e brincantes se reúnem no tradicional encontro dos batalhões de bois de matraca

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro anuncia protocolo de calor

O Centro de Operações Rio vai divulgar para a população o índice “Nível de Calor - NC”. A classificação terá cinco níveis de risco.

Baixar arquivo