Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Publicado em 23/04/2024 - 14:02 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

230 casos de violência contra liberdade de imprensa foram registrados nos nove estados da Amazônia Legal, nos últimos dez anos. Dados da Federação Nacional dos Jornalistas, divulgados nesta terça-feira (23), pelo Instituto Vladimir Herzog, em Belém, mostram que o Pará é o estado mais violento para repórteres na Amazônia, com 89 casos em uma década, seguido por Amazonas (38) e Mato Grosso (31).

Segundo um dos coordenadores do Instituto, Giuliano Galli, a morte do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, em 2022, levou o instituto a fazer um levantamento dos casos de violência na região. Após os assassinatos dos dois profissionais, cresceu o número de denúncias de jornalistas e comunicadores que atuam na região. Segundo o Instituto, especificamente no Vale do Javari, a situação permanece perigosa.

O "Relatório sobre jornalismo e violência na Amazônia" traz relatos de casos em que a violência aparece ligada às investigações sobre crimes ambientais. Em 2022, por exemplo, ano eleitoral, o registro de violência contra jornalistas na Amazônia mais que dobrou em relação ao ano anterior. Foram 45 casos contra 20, em 2021.

O documento também aponta a relação de atividades ilegais como garimpo, mineração, ocupação de territórios indígenas e a ausência de políticas públicas. Além disso, mostra que violência não é sofrida apenas por jornalistas, mas também por defensores de direitos humanos em geral.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo