Número de mortos nas estradas federais cai 5,7% durante carnaval

O carnaval deste ano registrou queda de 5,7% no número de mortes nas estradas federais em todo país e redução de 7,5% nos acidentes. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O diretor da PRF, Fernando Oliveira, destacou a importância da fiscalização e disse que a conduta dos motoristas precisa mudar para reduzir ainda mais os números. Este ano foram 1.150 acidentes com 83 mortes.
"Tem uma redução menor do que o que a gente queria nas mortes, a gente já entende que o limite de morte aceitável no trânsito é zero, mas, enquanto a gente não mudar a conduta, a conscientização dos nossos condutores, esse número ainda vai ser apenas um sonho, porque não basta o esforço dos órgãos fiscalizadores", afirma.
O número de feridos também diminuiu 15,3%, com 1.315 afetados. No entanto, foram notificadas 1.229 infrações por ausência da cadeirinha infantil e 8 mil por falta do cinto de segurança.
"Não basta o uso do cinto no banco da frente, o passageiro sem cinto atrás no veículo, quando tem uma colisão, ele é projetado à frente e lesiona inclusive os passageiros que estão à frente com o cinto de segurança. Um acidente com uma criança em uma cadeirinha, bem acondicionada, tende a não ter grandes riscos, mas, se ela está solta na célula do carro, qualquer acidente já gera danos graves", explica.
No carnaval, a embriaguez ao volante rendeu mais de 2,8 mil motoristas autuados, um aumento de 33,5% em relação a 2024. Além disso, 128 motoristas foram presos, 10,34% a mais, na mesma comparação.
No combate ao crime, a PRF deteve 747 pessoas, apreendeu mais de 8 toneladas de maconha, 160 quilos de cocaína, além 14 armas de fogo e quase 900 munições.
Segundo a corporação, 3 mil policiais monitoraram 150 pontos considerados críticos em mais de 75 mil quilômetros de rodovias federais, com reforços em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
*Com reportagem de Renato Ribeiro





