Agentes da Força Nacional serão enviados para atuar em terras indígenas no Rio Grande do Sul.
A necessidade da presença dos agentes da Força Nacional está relacionada a casos de conflitos de terra; invasões; grilagens; questões judiciais envolvendo a demarcações; e até desavenças entre lideranças indígenas.
Um exemplo é o que acontece no Terra Indígena Nonoai, uma das reservas que vão receber os agentes. Localizado no norte do Rio Grande do Sul, o território tem cerca de 20 mil hectares de extensão territorial; onde vivem quase 3000 indígenas das etnias Kaingang e Guarani. A região é alvo de conflitos de terra, causados por invasores que promovem o arrendamento do solo para plantio de grãos.
Além da Terra Indígena Nonoai, agentes da Força Nacional vão trabalhar também nas terras indígenas Guarita e Rio dos Índios.
As autorizações do Ministério da Justiça e Segurança Pública já foram publicadas no Diário Oficial da União.
A orientação é que a Força Nacional atue em parceria com órgãos de Segurança Pública Estadual e a Polícia Federal para garantir a ordem pública; a segurança dos povos que vivem nas comunidades e do patrimônio. Inicialmente, os agentes devem ficar 90 dias no estado gaúcho.
Essa não é a primeira vez neste ano que o Rio Grande do Sul recebe a Força Nacional.
Outras terras indígenas no Estado já contam com esse reforço: são os casos das terras indígenas Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha, que - de acordo com o Diário Oficial da União - teve o envio de agentes autorizado em março.
Nossa produção tentou contato com a Funai e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para saber sobre as ações, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.
*Produção de Dayana Vitor,
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)