Congresso derruba veto de Lula e proíbe saídas temporárias de presos

Publicado em 29/05/2024 - 08:07 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso derrubou veto parcial do presidente Lula e voltou a proibir a saída temporária de presos. Com isso, fica valendo o texto original aprovado por deputados e senadores em abril que acaba com essas saidinhas.  Lula, ainda em abril, tinha mantido essa possibilidade para presos do regime semiaberto condenados por crimes não violentos e que tivessem bom comportamento. Eles poderiam deixar a penitenciária para visitas temporárias à família e para estudar ou participar de atividades de ressocialização. Com a derrubada do veto, ficam, agora, impedidos de deixar as prisões em feriados e datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, mesmo os do semiaberto.

A saída para estudos e trabalho continua permitida. Os critérios a serem observados para concessão são: comportamento adequado na prisão; cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se o condenado for primário, e 1/4, se reincidente; e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena. Além disso, para ter direito de passar do fechado para o semiaberto, o preso vai precisar passar por um exame criminológico. E, os presos que progridem do regime semiaberto ao irem para o aberto deverão ser obrigatoriamente monitorados por meio de tornozeleiras eletrônicas.

Em outra votação, os parlamentares mantiveram vetos à Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito feitos em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro. Entre eles, o que não prevê punição para quem divulgar fake news e para quem impedir o livre e pacífico exercício de manifestação. Manteve também o veto de Bolsonaro para o aumento de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo aumento de pena para militares que atentassem contra a democracia.

Com a manutenção dos vetos pelos parlamentares, as punições para esses casos não poderão ser aplicadas.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Meio Ambiente

Incêndios: Pantanal vive uma das piores situações, afirma Marina Silva

“Estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”.

Essa foi a declaração da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao comentar os incêndios que atingem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Quadrilha é reconhecida como manifestação da cultura nacional

De influência europeia, a dança faz parte das festas juninas, comuns nos meses de junho e julho. 

Baixar arquivo
Geral

Anac suspende medida que limitava voos no aeroporto de Guarulhos

De acordo com a Agência, a concessionária GRU Airport cumpriu algumas das exigências da autarquia, como o reparo nos sistemas de pátio e aprimoramento na sinalização.

Baixar arquivo
Geral

STF marca audiência de conciliação para tratar de dívida do RS

A medida é uma tentativa de chegar a um acordo sobre o pagamento dos débitos, principalmente, após as enchentes de maio.

Baixar arquivo
Segurança

PF prende homem e mulher que recebiam material bélico pelos Correios

Os criminosos foram detidos em flagrante enquanto retiravam a encomenda em uma agência dos Correios, localizada na Maré, no Rio de Janeiro. Lunetas, coronhas e carregadores de fuzil estavam entre os materiais recebidos.

Baixar arquivo
Geral

No RS, famílias usam auxílio reconstrução para retomar a rotina

O dinheiro é gasto, por exemplo, na compra de imóveis e eletrodomésticos básicos; ou para reforma e limpeza da residência. Algumas pessoas, no entanto, ainda não conseguiram receber o recurso.

Baixar arquivo