Ministro da Justiça autoriza Força Nacional em terras indígenas no MA

Agentes vão atuar na preservação da ordem pública

Publicado em 28/06/2024 - 14:50 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para ajudar a Funai, na Terra Indígena Awá e na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão, perto da divisa com o Pará. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28) e prevê a disponibilidade dos agentes por três meses.

O objetivo é a "preservação da ordem pública", da população e do patrimônio dos territórios. A operação vai ter apoio logístico da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, que deve dispor da infraestrutura necessária. O emprego da Força Nacional acontece em articulação com os órgãos de segurança pública do Maranhão.

A Terra Indígena Awá é habitada pela etnia Awa Guajá, em uma área de 117 mil hectares e uma população de cerca de 280 indígenas. Já a Terra Alto Turiaçu, bem maior, tem 531 mil hectares e mais de quatro mil pessoas dos povos Awá Guajá, Ka'apor e Tembé. 

Em agosto e dezembro de 2023, o Ministério da Justiça já havia autorizado o uso temporário da Força Nacional na mesma área, em outras duas portarias semelhantes, relacionadas ao mesmo processo.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Educação

Instituto Federal de SP vai ganhar 12 campi voltados a ensino técnico

O início das obras foi anunciado neste sábado, em evento com o presidente Lula, no campus da Zona Leste, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que também vai ganhar uma nova obra e um hospital universitário.

Baixar arquivo
Economia

Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

Baixar arquivo
Geral

Brasil é um dos destinos mais receptivos para turistas LGBTQIA+

É o que revelou uma pesquisa internacional, realizada em sete países, por uma multinacional responsável por uma rede de hotéis. Além do Brasil, México e Argentina também foram reconhecidos pela pesquisa como os países mais receptivos à comunidade. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio intenso no Sul do país nesse fim de semana

A previsão é de que, pelo menos até a próxima segunda-feira, as temperaturas mínimas fiquem entre 0 e 5ºC na região Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo