Projeto espera combater violência contra mulher de forma precoce

Publicado em 08/07/2024 - 12:40 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ameaças, estupro, ofensas, assédio, feminicídio. Para combater esses crimes, foi criado o programa nacional “Antes que Aconteça”.  

A ideia é fortalecer a rede especializada de apoio às mulheres em situação de violência, com foco na ampliação de direitos e políticas públicas de apoio.
 
O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a aderir ao programa, em maio deste ano. E, já como parte da iniciativa, foi inaugurado, nesta segunda-feira, o Espaço Multivioleta, no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O espaço, que é o primeiro no Brasil com foco nesta modalidade de acolhimento, contará com equipes especializadas.
 
Segundo a coordenadora do "Antes que Aconteça", Secretária Estadual da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, a meta é que o serviço chegue a 34 unidades de saúde fluminenses.
 
A partir do Programa Antes que Aconteça, serão estabelecidos novos fluxos de atendimento à mulher vítima de violência, inclusive alinhando tecnologia e inovação no monitoramento das mulheres vítimas.

Também serão aprimoradas as ferramentas já existentes, como o app Rede Mulher, que possui o "botão do pânico", além de outras funcionalidades.

Edição: Vitória Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo
Justiça

MPT e TSE se unem para combater assédio eleitoral no trabalho

Ameaças de demissão a depender do resultado da eleição; obrigar a utilização de uniformes e adesivos de determinado candidato; incentivo ou promessa de promoção condicionado à vitória de determinado candidato são exemplos de assédio eleitoral. 

Baixar arquivo
Justiça

STF: condenados pelo júri popular devem cumprir pena imediatamente

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que condenados pelo júri popular por crimes dolosos contra a vida devem cumprir imediatamente a pena seja qual for o tempo de reclusão.

Baixar arquivo