MPF questiona Meta sobre o fim da checagem de conteúdo em suas redes
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Ministério Público Federal questionou, nesta quarta-feira, a empresa Meta – que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp – pelas mudanças anunciadas relativas ao fim da checagem de conteúdo em suas redes sociais.
O procurador da República Yuri Corrêa da Luz, responsável pela ação, quer saber se as mudanças anunciadas nesta terça-feira pelo dono da Meta, o empresário Mark Zuckerberg, serão aplicadas no Brasil e quando ocorreriam.
Zuckerberg anunciou o fim do programa de checagem de fatos, com a criação do modelo de notas da comunidade, que são informações incluídas pelos próprios usuários em cima de algum conteúdo.
O Ministério Público pede mais detalhes sobre as novas regras “para avaliar em que medida elas podem impactar direitos dos usuários destas plataformas em nosso país”.
O MPF concedeu 30 dias úteis para o escritório da Meta no Brasil se manifestar.
A apuração faz parte do inquérito aberto pelo MPF para apurar violações de direitos fundamentais pelas plataformas digitais que operam no Brasil, além das medidas adotadas pelas empresas responsáveis para combater conteúdos falsos, disparo de mensagens em massa, uso de robôs e perfis fictícios.
Questionada pela Agência Brasil, a Meta informou que não comentará a notificação do MPF.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)