O Ministério dos Povos Indígenas instituiu o “Programa Kuntari Sa: Líderes Indígenas na Política Global”, cujo objetivo é capacitar lideranças para atuar com efetividade nos processos de tomada de decisão relacionados à governança global do meio ambiente e do clima. Também estão no foco os direitos humanos e demais temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais.
Essas lideranças serão preparadas para participar da preparação e articulação em defesa dos interesses e direitos indígenas na COP 30, Conferência da ONU sobres Mudanças Climáticas, que vai acontecer ano que vem em Belém, no Pará.
Alguns dos princípios do Programa Kuntari Sa são: protagonismo, liberdade, autonomia, coesão e autodeterminação dos povos indígenas; respeito ao modo de vida, às tradições, ao diálogo intercultural, troca de saberes e sustentabilidade.
Poderão participar do programa as lideranças indígenas com, no mínimo, um ano de experiência em áreas diretamente ligadas a negociações ambientais, climáticas ou relacionadas a outros temas internacionais, com idade a partir de 16 anos e disponibilidade para atender às ações presenciais e à distância relacionadas programa.
A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9).