Negros são maioria entre os que enfrentam insegurança alimentar

Publicado em 28/08/2024 - 11:46 Por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de pessoas vivendo em extrema pobreza no Brasil caiu 40% em 2023, na comparação com o ano anterior, e a maior redução foi entre as mulheres negras. Mas, a insegurança alimentar moderada e grave ainda atinge, pelo menos, 12,5% dessas brasileiras.

As informações estão no relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, que monitora anualmente 42 indicadores sociais e econômicos. Divulgada nesta terça-feira (27), a nova edição compara os dados do ano passado com os de 2022.

Para entender melhor, a insegurança alimentar moderada é aquela em que os cidadãos têm dificuldade para conseguir alimentos. A grave refere-se à fome.

Ainda na escala da insegurança alimentar, 12,3% das pessoas atingidas são homens negros. Entre não negros, essa porcentagem é de 5,8% mulheres, e 5,5% homens.

O relatório destaca ainda que houve um aumento na proporção de crianças indígenas sofrendo com desnutrição: 16,1% entre meninos e 11,1%  meninas.

Na avaliação de Oded Grajew, membro do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, iniciativa que reúne representantes da sociedade civil, o documento evidencia, com nitidez, que os grupos mais desfavorecidos e vulneráveis são de mulheres e pessoas negras, os quais, segundo ele, mereciam maior atenção.

Grajew, que também é fundador e conselheiro emérito do Instituto Ethos, defende que combater a desigualdade é mudar as prioridades e investir onde é mais necessário. Ele admite que, embora a situação tenha melhorado para os grupos mais vulneráveis, a parcela mais rica da população,  que está no topo da pirâmide, também obteve avanços, o que manteve a desigualdade.

“E nós criamos o Pacto Nacional de Combate à Desigualdade porque a desigualdade é que constrói uma sociedade de castas, e de conflitos, de confrontos, de violência. A sensação de injustiça é um veneno para a sociedade. Faz com que as pessoas desacreditem na democracia.”

Entre os dados positivos, o relatório destaca que a proporção de mulheres negras de 18 a 24 anos que cursam o ensino superior ficou em 19,2% em 2023, acima dos 12,3% do ano anterior.

E, ainda, que diminuiu a percepção de mais gente nas ruas em situação de vulnerabilidade. O que, na opinião de Grajew, corrobora com a melhoria dos indicadores apurados no relatório.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Geral

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre combustíveis sustentáveis

A proposta cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.  O texto também aumenta a mistura de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel de origem fóssil.

Baixar arquivo
Cultura

Festival das Baleias acontece em Salvador de 13 a 15 de setembro

O evento acontece em diversos pontos de Salvador, incluindo o Farol da Barra, Doca 1 e o Pelourinho. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com alguns eventos específicos, como o avistamento de baleias, exigindo inscrição prévia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MG declara situação de escassez hídrica em duas regiões do estado

O estado declarou situação de escassez hídrica na bacia do Rio das Velhas e do Rio da Prata. A situação é considerada crítica em outras regiões do estado.

Baixar arquivo
Economia

Câmara dos Deputados aprova proposta da reoneração da folha

Pelo texto-base aprovado, a reoneração será gradual, aumentando 5% por ano a partir de 2025, chegando a 20% em 2028, que é o percentual integral.

Baixar arquivo
Saúde

Seca e queimadas: Ministério traz orientações para proteção da saúde

Segundo a ministra da Saúde Nísia Trindade, tem sido registrado alta de casos de atendimentos no SUS de problemas como náuseas e vômitos, principalmente nos estados de Goiás, Matos Grosso e Distrito Federal.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 80 anos nascia Barry White

O cantor norte-americano nasceu no Texas em 12 de setembro de 1944. Durante a carreira, gravou 20 álbuns e venceu dois Grammys.

Baixar arquivo