O Odara (Instituto da Mulher Negra) e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) lançaram, neste mês de setembro, a campanha "Levantes Negros pela Educação", com o objetivo de promover o diálogo sobre os desafios dos movimentos negros e de mulheres negras na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
A coordenadora do Programa de Educação do Odara, Lorena Cerqueira, afirma que essas ações buscam resgatar a memória dos negros e indígenas na educação brasileira, reforçando o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Segundo a coordenadora do Instituto Odara, as ações dessa campanha também visam incluir, além dos educadores e educadoras, a comunidade escolar na elaboração das metas que irão fazer parte do novo Plano Nacional de Educação.
Além dos estados do Nordeste, a região Amazônica também está participando desta campanha. A coordenadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, Maria Malcher, informa que já estão acontecendo ações em escolas públicas paraenses.
Com o resultado das ações, que fazem parte da campanha "Levantes Negros pela Educação", o Instituto Odara e o Cedenpa pretendem propor metas para o novo Plano Nacional de Educação, que reforcem a educação para as relações étnico-raciais e o combate ao racismo institucional nas escolas brasileiras.