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Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Liesa firmou parceria para prevenção no Carnaval do Rio
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Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional
08/09/2024 - 11:14
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

A Carta-Compromisso da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero foi assinada pela Embratur – Empresa Brasileira de Turismo - e a Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. 

Assinada nesta quinta-feira, na sede da Liesa, no centro da capital fluminense, a Carta é uma iniciativa do Ministério das Mulheres. Além da titular da pasta, Cida Gonçalves, o ato contou com os presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e da Liga, Gabriel David.

A proposta é levar à maior festa do planeta mensagens fortes de conscientização contra todos os tipos de violência que vitimizem a mulher, seja sexual, moral, doméstica, patrimonial ou on-line.

O presidente da Liesa, Gabriel David, disse que as escolas de samba querem se engajar cada vez mais na causa pelo feminicídio zero.

"Sem dúvida, é uma honra contar com as escolas nessa empreitada tão importante, nesse diálogo com a sociedade e que a gente possa usar o carnaval e as escolas de samba da melhor maneira possível para chegarmos ao feminicídio zero".

A Carta-Compromisso  também prevê uma ação para o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que no próximo ano vai coincidir com o Desfile das Campeãs do Carnaval.

De acordo com a Liesa, os desfiles de 2024 no Sambódromo atraíram interessados de 159 países, que acessaram a plataforma para comprar ingressos, o que mostra a importância do evento no mundo.

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