SP: metade dos adolescentes mortos por violência estava fora da escola

Publicado em 06/09/2024 - 10:47 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Metade dos adolescentes que morreram de forma violenta em São Paulo estavam fora da escola. É o que aponta um estudo publicado nessa semana pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a partir de dados coletados entre 2018 e 2020.

No período analisado, 1.309 adolescentes morreram por violência no estado de São Paulo. Quase 700 desses adolescentes tinham deixado a escola sem concluir o Ensino Médio, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação. Em 70% dos casos, a morte ocorreu entre um e dois anos depois da evasão escolar.

O estudo revela também que, nas 3.950 mortes violentas de crianças e jovens no estado de São Paulo, entre 2015 e 2022, em 35% dos casos, o que equivale a mais de um terço do total, aconteceram em situação de intervenção policial, por homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Esse percentual coloca o estado de São Paulo bem acima da média do país nos últimos três anos, que é de 16%.

A pesquisa "O impacto das múltiplas violações de direitos contra crianças e adolescentes" foi feita em parceria com o Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública paulista afirmou que as mortes em decorrência de intervenção policial são resultado da reação de suspeitos à ação da polícia. E acrescenta que a pasta investiga rigorosamente todos os casos, com acompanhamento das respectivas corregedorias, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
 

Edição: Leila dos Santos / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo