Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

A vontade dos tupinambás é que seja construído um museu em Olivença

Publicado em 09/09/2024 - 19:12 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Indígenas da etnia Tupinambás de Olivença receberam, nesta segunda-feira (9), na cidade do Rio de Janeiro, o manto sagrado tupinambá, que estava na Dinamarca desde o século XVII.

Os quase 200 indígenas tupinambás fizeram uma longa viagem de ônibus: foram mais de 20 horas do litoral central da Bahia até a Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, onde estão acampados. 

O manto sagrado retornou definitivamente ao Brasil em julho, e se encontra sob tutela do Museu Nacional, a cerca de 500 metros do acampamento indígena.

O grupo é formado por descendentes da saudosa anciã tupinambá Amotara, que visitou o manto no ano de 2000, em São Paulo, durante uma exposição temporária de celebração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.

Na ocasião, Amotara iniciou uma luta para repatriar a vestimenta, que estava sob a guarda do Museu Nacional da Dinamarca.

Todas as lideranças tupinambás presentes no evento desta segunda avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Para a cacica Jamopoty Tupinambá, a esperança é que seu retorno represente um passo definitivo para a demarcação de suas terras, que foram delimitadas há 15 anos.

“Precisamos estar fortes com a nossa cultura, é a nossa força. Para ver o manto, eu preciso estar com minha cultura. É nosso ancião mais velho, um originário mais velho do brasil, que chega dizendo não a essa negativa do povo indígena. A gente só tem uma vida, essa vida de natureza, a vida de proteger, de ver a mata crescer, de ver os bichos andar(sic).”

A vontade dos tupinambás é que seja construído um museu em Olivença para resguardá-lo dentro de seu próprio território. Há ainda a expectativa de repatriação de outros dez mantos que permanecem sob a guarda de museus europeus.

O manto é uma vestimenta de 1,8 metro de altura, confeccionada com penas vermelhas de ave guará sobre uma base de fibra natural.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo