A prosa chata de hoje é sobre uma cobrança automática que, de repente, aparece na sua conta no banco e que não foi autorizada. Mas, mesmo assim, vira aquela agonia para tirar de lá, saber quem foi que colocou e, pior ainda, que dívida é aquela que você nem imagina.
Ponto principal: melhor continuar pagando a dívida para depois cobrar de volta. E lembre-se: cobrança automática, todo mês, na sua conta, só se você autorizar. Mas nem sempre acontece isso. Tem mais coisa ainda. Vamos nessa?
Descubro que tem um tal de Sideb na minha conta, sistema de desconto bancário. É automático. Quando autorizado, facilita a vida. Não precisa, todo mês, pegar o carnê impresso, ir até o banco ou lotérica e pagar. Outro conselho: mesmo automático, sempre acompanhe, na sua conta, no banco, mesmo pela internet ou celular, quanto foi a conta do mês. Se aparecer uma cobrança automática não autorizada, fazer o quê? Telefonar para quem colocou, conselho da diretora institucional do ProTeste, Maria Inês Dolci.
Sonora: " O cancelamento ou a suspensão dessa tarifa, desse serviço, dessa taxa, deve ser comunicada ao banco para suspensão dessa cobrança. Agora, se for um serviço de assinatura que não está ligada ao banco, o consumidor deve guardar o documento também, entrar em contato, para tirar do automático. Às vezes, coloca um telefone no automático que o consumidor não solicitou".
Muito bem: telefono. Espero por uma porção de se for isso, disque um, se for aquilo, disque outro. Espero mais um tempo escutando a musiquinha. Falo, prometem. Então, não se esqueça: tenha sempre um papel e caneta por perto, anote sempre o número do protocolo. É que nem sempre resolvem. Não retiram, no caso da prosa de hoje, o automático e a cobrança volta a ser feita, tem vezes, conforme as denúncias, uns meses depois.
Maria Inês Dolci, não querem retirar. E aí? O banco diz que não é com ele, mas tem vezes que é.
Sonora: "Se o consumidor encontrar resistência, ele tem que reclamar nos órgãos de defesa do consumidor para que a cobrança seja suspensa".
Lógico que sempre tem o caminho dos Procons e até Justiça, se for o caso. Por isso é importante ter o máximo de números de protocolos, porque sempre vai ter mais do que um. E todo contrato que tiver guarde, se for o caso. E recibos do que foi pago por você no automático. Até porque tem o seguinte: você tem direito à devolução, em dobro, do que foi cobrado errado, mesmo que no automático. Simples e direto, palavra da ProTeste.
Sonora: "Se o pagamento já ocorreu, ele tem direito, então, à devolução em dobro na conta do seu banco."
Fique de olho na cobrança automática, mesmo que autorizada. E se prepare se aparecer uma não autorizada. Tem que ter paciência.
Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.